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Not�cia - 25/02/2010 - FERIADOS 2010: CUSTO OU LUCRO?
25/02/2010 - FERIADOS 2010: CUSTO OU LUCRO?
Para o comércio e o turismo, as emendas de feriados, “pontes”, podem não afetar negócios. O mesmo não acontece com a indústria.
No fim de 2008, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro (Firjan) divulgou uma pesquisa para estimular o tamanho do prejuízo provocado pelos feriados prolongados ao longo de 2009 em relação ao produto Interno Bruto (PIB). De acordo com a entidade, no ano passado, cada feriado nacional provocou uma perda de até R$12,9 milhões do PIB.
Em 2008, dos 12 feriados, oito caíram em dia úteis. No ano passado, grande parte das datas comemorativas também ocorreu nas terças e quintas-feiras da semana. Neste ano, serão 11 feriados nacionais em dias úteis, sendo quatro as terças – feiras, um na quinta, dois em sextas – feiras e um na quarta. Isso sem contar os feriados estaduais, os municipais e os jogos do Brasil durante a copa do Mundo. No país do futebol, é improvável que não haja paradas momentâneas para assistir a seleção entrar em campo.
Ao contrário dos possíveis prejuízos provocados à indústria, os feriados prolongados não devem afetar as vendas do comércio neste ano. De acordo com o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emílio Alfieri, a economia caminha bem e, recentemente, foi detectado aumento no índice de confiança do consumidor.
Na última pesquisa divulgada pela entidade, o índice de otimismo alcançou 149 pontos em janeiro, o maior da série histórica, iniciada em 2005.
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