Documento sem título
 
 
   
(11) 3284-9234 / 3263-1234
 
HOME
 
SECAEESP
 
JURÍDICO
 
REPIS
 
NOTÍCIAS
 
DÚVIDAS
 
ASSOCIADOS
 
CONTATO
 
 
SECAEESP
Veja também
Notícias e Novidades
Informativos
 
NOTÍCIAS
 
Not�cia - 25/02/2010 - FERIADOS 2010: CUSTO OU LUCRO? 25/02/2010 - FERIADOS 2010: CUSTO OU LUCRO?

Para o comércio e o turismo, as emendas de feriados, “pontes”, podem não afetar negócios. O mesmo não acontece com a indústria.

No fim de 2008, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro (Firjan) divulgou uma pesquisa para estimular o tamanho do prejuízo provocado pelos feriados prolongados ao longo de 2009 em relação ao produto Interno Bruto (PIB). De acordo com a entidade, no ano passado, cada feriado nacional provocou uma perda de até R$12,9 milhões do PIB.

Em 2008, dos 12 feriados, oito caíram em dia úteis. No ano passado, grande parte das datas comemorativas também ocorreu nas terças e quintas-feiras da semana. Neste ano, serão 11 feriados nacionais em dias úteis, sendo quatro as terças – feiras, um na quinta, dois em sextas – feiras e um na quarta. Isso sem contar os feriados estaduais, os municipais e os jogos do Brasil durante a copa do Mundo. No país do futebol, é improvável que não haja paradas momentâneas para assistir a seleção entrar em campo.

Ao contrário dos possíveis prejuízos provocados à indústria, os feriados prolongados não devem afetar as vendas do comércio neste ano. De acordo com o economista da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Emílio Alfieri, a economia caminha bem e, recentemente, foi detectado aumento no índice de confiança do consumidor.

Na última pesquisa divulgada pela entidade, o índice de otimismo alcançou 149 pontos em janeiro, o maior da série histórica, iniciada em 2005.






// Índice de Notícias
 
Documento sem título
                   
SECAEESP
Convenções
CNAE
Certidões MTE
 
Notícias
Notícias e Novidades
Informativos
 
JURÍDICO
Repis
Atendimento
 
 
ASSOCIADOS
Por que se Associar?
Benefícios
Associe-se
Guia Sindical
Guia Assistencial
 
CONTATO
Tire suas Dúvidas
Localização
Newsletter
 
           
                   
2013 Copyright © Todos os direitos reservados