Documento sem título
 
 
   
(11) 3284-9234 / 3263-1234
 
HOME
 
SECAEESP
 
JURÍDICO
 
REPIS
 
NOTÍCIAS
 
DÚVIDAS
 
ASSOCIADOS
 
CONTATO
 
 
SECAEESP
Veja também
Notícias e Novidades
Informativos
 
NOTÍCIAS
 
Not�cia - 16/11/2011 - Governo limita pagamento de seguro-desemprego 16/11/2011 - Governo limita pagamento de seguro-desemprego

Trabalhador que recusar vaga de emprego poderá ter o benefício do governo suspenso.

O governo federal criou novas regras para limitar o pagamento do seguro-desemprego.

No Estado de São Paulo, o trabalhador, na hora em que for pedir o benefício, receberá até três cartas de recomendação de emprego. Se faltar às entrevistas ou recusar a vaga, sem justificativa, terá o seguro suspenso.

A nova regra começou a ser aplicada em setembro do ano passado na Paraíba e chegará em todo o país até o final deste ano, segundo o Ministério do Trabalho.

Hoje, não há a exigência de fazer uma entrevista de emprego nem curso de qualificação para receber o seguro.

O tempo de liberação do benefício continuará sendo de 30 dias após a solicitação. Durante o recebimento do seguro, o trabalhador também poderá ser chamado para entrevistas de emprego.

O objetivo, segundo o ministério do trabalho, é coibir fraldes e facilitar a recolocação do trabalhador. Segundo José Roberto Melo, Superintendente Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em São Paulo, como "o Brasil vive um momento de pleno emprego é um passo importante estimular a recolocação de todo esse pessoal".

"Isso tem que mudar mesmo", afirma o advogado Paulo Sérgio João, sócio titular do escritório Paulo Sérgio João Advogados e professor da PUC-SP. Segundo ele, há casos de desempregados que atuam como autônomos apenas para se beneficiar da lei. As centras sindicais não comentaram as novas regras ontem.

Benefício é para demitidos

O seguro-desemprego foi criado com o objetivo de fornecer assistência financeira por um tempo determinado aos trabalhadores em situação de desemprego involuntário por uma lei de 1990. O programa, beneficia pessoas demitidas sem justa causa, desde que o empregador esteja recolhendo o FGTS ( Fundo de garantia por tempo de serviço).

O benefício também visa auxiliar o segurado, na busca ou na preservação do emprego, em caso de recusa de vagas condizentes com seu perfil, ele pode ter o benefício cancelado.


Fonte: Jornal Agora




// Índice de Notícias
 
Documento sem título
                   
SECAEESP
Convenções
CNAE
Certidões MTE
 
Notícias
Notícias e Novidades
Informativos
 
JURÍDICO
Repis
Atendimento
 
 
ASSOCIADOS
Por que se Associar?
Benefícios
Associe-se
Guia Sindical
Guia Assistencial
 
CONTATO
Tire suas Dúvidas
Localização
Newsletter
 
           
                   
2013 Copyright © Todos os direitos reservados