Documento sem título
 
 
   
(11) 3284-9234 / 3263-1234
 
HOME
 
SECAEESP
 
JURÍDICO
 
REPIS
 
NOTÍCIAS
 
DÚVIDAS
 
ASSOCIADOS
 
CONTATO
 
 
SECAEESP
Veja também
Notícias e Novidades
Informativos
 
NOTÍCIAS
 
Not�cia - 11/10/2016 - Por que prevenir processos trabalhistas é mais vantajoso? 11/10/2016 - Por que prevenir processos trabalhistas é mais vantajoso?

Segundo dados do TST, no ano passado o aumento de reclamações trabalhista foi de 12,3% em relação a 2014, totalizando em 2,6 milhões de processos. Para 2016, a previsão é de cerca de 3 milhões de ações, um aumento de 13% com custo de aproximadamente R$ 17 bi para o erário público no orçamento da Justiça do Trabalho.

É claro, que podemos associar o crescimento das reclamações trabalhista com a crise financeira do país, onde o desemprego aumenta todos os dias, empresas quebram e não quitam suas dividas junto aos trabalhadores.

Mas, o processo trabalhista não nasce no ato do desligamento do empregado, ele é constituído durante o contrato de trabalho, e quem fomenta isso é a própria empresa. Com práticas que desrespeitam os direitos de seus colaboradores gerando a insatisfação dos mesmos.

É evidente que uma empresa que viola os direitos de seus colaboradores no curso do contrato de trabalho, tende a violar, também, no momento da rescisão do contrato.

E nesse contexto te pergunto qual o custo do processo trabalhista para uma empresa?

Se considerarmos que um processo trabalhista em regra dura cerca de 4 a 5 anos, com gastos judiciais e extrajudiciais exorbitantes, podemos afirmar que a empresa utiliza cerca 2% de sua receita ano para custear os processos trabalhistas.

É uma verdadeira bola de neve: crise financeira, crescimento de reclamações trabalhista, aumento do custo judicial e extrajudicial aliado a insegurança jurídica nas relações de emprego.

É vantajoso para empresa manter um processo trabalhista?

NÃO!

No aspecto financeiro, os gastos que são realizados ao longo do trâmite do processo (advogado, hora de preposto, descolocamentos, pericias, recursos, garantias, custas, recolhimentos de INSS e IR...), fora a atualização da contingência do processo que independe de qualquer movimentação processual, é incluída na analise de riscos da empresa.

Já no âmbito da imagem da empresa, perde-se credibilidade, investimentos, colaboradores insatisfeitos, e ainda, acaba se tornando potencial alvo de fiscalização dos órgãos competentes.

É valido promover mudanças na rotina da empresa, que tenha uma atuação a prevenção de riscos laborais para evitar ações trabalhista.

É possível fazer mudanças na rotina da empresa que reflita de forma positiva nos lucros e na imagem a mesma.




// Índice de Notícias
 
Documento sem título
                   
SECAEESP
Convenções
CNAE
Certidões MTE
 
Notícias
Notícias e Novidades
Informativos
 
JURÍDICO
Repis
Atendimento
 
 
ASSOCIADOS
Por que se Associar?
Benefícios
Associe-se
Guia Sindical
Guia Assistencial
 
CONTATO
Tire suas Dúvidas
Localização
Newsletter
 
           
                   
2013 Copyright © Todos os direitos reservados