Documento sem título
 
 
   
(11) 3284-9234 / 3263-1234
 
HOME
 
SECAEESP
 
JURÍDICO
 
REPIS
 
NOTÍCIAS
 
DÚVIDAS
 
ASSOCIADOS
 
CONTATO
 
 
SECAEESP
Veja também
Notícias e Novidades
Informativos
 
NOTÍCIAS
 
Not�cia - 27/10/2016 - Posso pedir para ser mandado (a) embora e fazer um acordo com meu patrão? 27/10/2016 - Posso pedir para ser mandado (a) embora e fazer um acordo com meu patrão?

Quais as consequências desse acordo ilegal?

No Brasil, existe uma prática muito comum quando o empregado quer se desligar da empresa mas ainda quer ter acesso ao seu seguro desemprego e quer ter o direito de levantar o dinheiro depositado pela empresa a título de FGTS.

Contudo, mesmo sendo comum, esse acordo é ilegal!

A prática consiste no empregado pedir para o empregador demiti-lo sem justa causa e, em contrapartida, o empregado devolve ao patrão a multa de 40% do FGTS que seu chefe teve que pagar por ter demitido sem funcionário sem justa causa.

Ambas as partes estão cometendo uma fraude trabalhista sujeitas a diversas sanções.

No caso do Empregador, caso exista uma denúncia e ocorra uma visita do Auditor Fiscal do Trabalho, ele irá responder um processo administrativo, que será aberto através de um Auto de Infração, podendo ser condenado ao pagamento de multas, responderá um processo criminal e poderá até ter seu estabelecimento fechado.

No caso do Empregado, ele também irá responder um processo criminal e será obrigado a devolver as parcelas do seguro desemprego que recebeu. [2]

Por isso, caso você seja um empregado e queira se desligar da empresa onde trabalha, você deverá pedir demissão ou tentar uma rescisão indireta. Se você é empregador e quer ajudar seu funcionário, você pode demiti-lo sem justa causa, mas deverá arcar com TODAS as despesas e demais ônus decorrentes dessa demissão.




// Índice de Notícias
 
Documento sem título
                   
SECAEESP
Convenções
CNAE
Certidões MTE
 
Notícias
Notícias e Novidades
Informativos
 
JURÍDICO
Repis
Atendimento
 
 
ASSOCIADOS
Por que se Associar?
Benefícios
Associe-se
Guia Sindical
Guia Assistencial
 
CONTATO
Tire suas Dúvidas
Localização
Newsletter
 
           
                   
2013 Copyright © Todos os direitos reservados