Documento sem título
 
 
   
(11) 3284-9234 / 3263-1234
 
HOME
 
SECAEESP
 
JURÍDICO
 
REPIS
 
NOTÍCIAS
 
DÚVIDAS
 
ASSOCIADOS
 
CONTATO
 
 
SECAEESP
Veja também
Notícias e Novidades
Informativos
 
NOTÍCIAS
 
Not�cia - 22/10/2021 - O fim da EIRELI 22/10/2021 - O fim da EIRELI

Apesar de a lei ter estabelecido que a transformação de EIRELI em Sociedade Limitada Unipessoal independe de qualquer alteração em seu ato constitutivo, é conveniente que aqueles empresários que detêm EIRELIs, fiquem atentos aos atos a serem publicados pelo DREI para terem ciência e/ou tomarem as providencias necessárias diante da referida transformação.

A lei 14.195/21, recentemente publicada no Diário Oficial da União, fruto da conversão da Medida Provisória 1.040/21, além de dispor sobre outros assuntos, colocou fim à existência da Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI).

A EIRELI foi criada para atender aqueles empresários que pretendiam constituir uma empresa sozinha, mas com limitação de responsabilidade, cujo principal fundamento é a separação do patrimônio - e, naturalmente da responsabilidade - entre a pessoa jurídica e a pessoa física.

Por algum tempo, essa categoria atraiu as micro e pequenas empresas, já que é um modelo mais simplificado de negócio. No entanto, tinha alguns entraves, já que exigia que o capital social não fosse inferior a 100 salários mínimos, e proibia o sócio de constituir outras pessoas jurídicas.

Entretanto, há de se reconhecer que a figura da EIRELI teve a sua relevância drasticamente reduzida após a entrada em vigor da lei da Liberdade Econômica, a qual possibilitou a constituição da Sociedade Limitada Unipessoal, inclusive sem os entraves acima, permitindo igualmente a participação de apenas um sócio.

Assim, tendo em vista a existência de dois tipos jurídicos de empresas praticamente com a mesma finalidade, (EIRELI e Sociedade Limitada Unipessoal), a lei 14.195/21, trouxe o fim da EIRELI.

Dessa forma, as EIRELIs existentes na data da entrada em vigor da referida lei, ou seja, 27 de agosto 2021 serão automaticamente transformadas em Sociedades Limitadas Unipessoais, independentemente de qualquer alteração em seu ato constitutivo.

As adaptações necessárias nas bases de dados tanto das Juntas Comercias, quanto do Governo Federal, sobretudo no CNPJ, foram atribuídas ao Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) que disciplinará a referida alteração.

Apesar de a lei ter estabelecido que a transformação de EIRELI em Sociedade Limitada Unipessoal independe de qualquer alteração em seu ato constitutivo, é conveniente que aqueles empresários que detêm EIRELIs fiquem atentos aos atos a serem publicados pelo DREI para terem ciência e/ou tomarem as providencias necessárias diante da referida transformação.




// Índice de Notícias
 
Documento sem título
                   
SECAEESP
Convenções
CNAE
Certidões MTE
 
Notícias
Notícias e Novidades
Informativos
 
JURÍDICO
Repis
Atendimento
 
 
ASSOCIADOS
Por que se Associar?
Benefícios
Associe-se
Guia Sindical
Guia Assistencial
 
CONTATO
Tire suas Dúvidas
Localização
Newsletter
 
           
                   
2013 Copyright © Todos os direitos reservados